A Onça parda (Suçuarana, Jaguaruna, Onça-vermelha, Leão-baio, Puma, Leão-da-montanha, Cougar) é uma espécie de ampla distribuição, encontrada nas Américas do Norte, Central e do Sul, (do Canadá ao Sul da Argentina e Chile). É um felino com 1,20m de comprimento, 0,60m de cauda, 0,75m altura e podendo pesar de 50 a 80Kg. Nas patas da frente, cinco dedos; nas de trás, somente quatro.A pelagem é, em geral, bege-rosado, podendo ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem.
A gestação pode variar de 86 a 95 dias onde nascem de 2 a 4 filhotes. Os filhotes nascem com manchas marrom-escuras, que desaparecem a partir dos seis meses. Eles mamam por doze semanas ou mais, mas já começam a comer carne com um mês e meio de idade.
Habita em diversos ambientes, incluindo florestas, montanhas, regiões pantanosas e regiões áridas. Sua alimentação consiste de pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados, catetos, aves e répteis).
Entre os felinos, é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão de alturas de até 15 metros . Pode dar também saltos de até 6 metros de extensão, o que facilita a caça. Suas garras são muito longas.
É um animal solitário e terrestre. Sua atividade é noturna. Para refúgio, utiliza covas e lugares escuros e bem protegidos, de vegetação cerrada.
A caça indiscriminada para a comercialização da pele é a principal ameaça à sobrevivência da espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário