terça-feira, 1 de novembro de 2011
sábado, 29 de outubro de 2011
anta
Anta (Tapirus terrestris): Peso adulto entre 140 a 250 kg, locomove em todos os subsistemas do cerrado, embora encontra-se com maior freqüência em subsistemas de veredas e ambientes alagadiços e matas ciliares.
cachorro vinagre
CACHORRO VINAGRE Nome comum: Cachorro Vinagre, Cachorro-do-mato-vinagre Classe: mammalia Ordem: Carnívora Família: Canidae Hábitat: Cerrados e savanas. Distribuição geográfica: É encontrado em uma vasta região descontinua da América Central e do Sul (do Panamá ao Norte da Argentina), que abrange partes do Panamá, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina, Bolívia, Peru e Guiana. No Brasil sua distribuição original inclui toda a região amazônica, Brasil Central e de Minas Gerais até santa Catarina. Peso: pode variar entre 5 a 8kg Tamanho: entre 57 e 75 cm, mais 13 cm de calda, Tempo de vida: 10 anos |
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
animal
Entre as espécies ameaçadas temos o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, a anta, o tatu-bola, o cervo, a onça pintada, a ariranha, a lontra… Algumas espécies são bem conhecidas da população em geral, como o tatu-bola e o tamanduá-bandeira, mas hoje em dia são praticamente desconhecidas dos mais jovens.
O Brasil abriga quase todos os lobos-guará ainda existentes no mundo; o tamanduá-bandeira atinge cerca de 1,80m incluindo a cauda e chega a pesar 40kg; a anta é o maior mamífero da América do Sul, chegando a pesar 300kg e a fêmea tem um filhote de cada vez, com uma gestação que pode durar de 335 a 439 dias; o tatu-bola é endêmico do Brasil e está muito ameaçado de extinção pois é fácil de ser pego quando se enrola buscando defesa e é caçado até mesmo em áreas de preservação; a onça pintada é o terceiro maior felino, vive até 20 anos em cativeiro mas cerca de apenas 10 anos quando selvagens; apenas a fêmea dominante de um grupo de ariranhas se reproduz, com uma gestação que dura cerca de 70 dias e pode ter até cinco filhotes por vez; a lontra é caçada para o uso comercial de sua pele.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
A Onça parda (Suçuarana, Jaguaruna, Onça-vermelha, Leão-baio, Puma, Leão-da-montanha, Cougar) é uma espécie de ampla distribuição, encontrada nas Américas do Norte, Central e do Sul, (do Canadá ao Sul da Argentina e Chile). É um felino com 1,20m de comprimento, 0,60m de cauda, 0,75m altura e podendo pesar de 50 a 80Kg. Nas patas da frente, cinco dedos; nas de trás, somente quatro.A pelagem é, em geral, bege-rosado, podendo ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem.
A gestação pode variar de 86 a 95 dias onde nascem de 2 a 4 filhotes. Os filhotes nascem com manchas marrom-escuras, que desaparecem a partir dos seis meses. Eles mamam por doze semanas ou mais, mas já começam a comer carne com um mês e meio de idade.
Habita em diversos ambientes, incluindo florestas, montanhas, regiões pantanosas e regiões áridas. Sua alimentação consiste de pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados, catetos, aves e répteis).
Entre os felinos, é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão de alturas de até 15 metros . Pode dar também saltos de até 6 metros de extensão, o que facilita a caça. Suas garras são muito longas.
É um animal solitário e terrestre. Sua atividade é noturna. Para refúgio, utiliza covas e lugares escuros e bem protegidos, de vegetação cerrada.
A caça indiscriminada para a comercialização da pele é a principal ameaça à sobrevivência da espécie.
Assinar:
Postagens (Atom)