terça-feira, 1 de novembro de 2011

aves do cerado

     

Pica-Pau de Cabeça Amarel                                            O pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) é uma ave da família Picidae, também conhecida como bico-chã-chã (RS), cabeça-de-velho, joão-velho, pica-pau-amarelo, pica-pau-loiro e pica-pau-velho. Destaca-se pelo vistoso topete amarelo que da origem a maior parte de seus nomes populares.


Pica-Pau de Cabeça Amarela
Mede cerca de 30 cm de comprimento. Cabeça e face amarelas, topete da mesma cor; macho com faixa malar vermelha. Partes superiores pretas, barradas de branco e partes inferiores uniformemente pretas. Tem coloração muito variável do ponto de vista geográfico, sendo a forma meridional (ssp. flavescens ) amarela ao passo que a setentrional ( ssp. ochraceus ) é caramelo com as barras das partes superiores reduzidas a nódoas.

Pica-Pau de cabeça amarela
Alimenta-se de insetos, suas larvas e ovos, formigas e cupins nas árvores ou no solo e de uma grande variedade de frutas e bagas. Foi documentado tomando néctar de flores em duas espécies de plantas do dossel, Spirotheca passifloroides (Bombacaceae) e Schwartzia brasiliensis (Marcgraviaceae), em Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Spirotheca passifloroides floresce por três meses no inverno, ao passo que S. brasiliensis floresce ao longo de dois meses no verão. As flores de ambas as espécies produzem néctar abundante e diluído. Visita várias flores por planta, tocando as anteras e os estigmas com a cabeça e o pescoço, assim agindo como polinizador.

Pica-Pau de Cabeça Amarela
Vive na Mata Atlântica, matas mesófilas, matas secas, matas de araucária, matas de galeria, caatinga, cerrados, eucaliptais, parques e zonas rurais arborizadas. Encontrado geralmente em casais ou em grupos familiares de 3 a 4 indivíduos. Voz: Freqüência fortemente descendente e ressonante, com as sílabas bem pronunciadas e destacadas “tzü tzü ( tzü tzü )” ( canto territorial ); “tttrrr” ( raiva ). Tamborila em seqüência rápida.

sábado, 29 de outubro de 2011

anta




Anta (Tapirus terrestris): Peso adulto entre 140 a 250 kg, locomove em todos os subsistemas do cerrado, embora encontra-se com maior freqüência em subsistemas de veredas e ambientes alagadiços e matas ciliares.

Capivaras Amendoim de

Capivaras Amendoim de 

cachorro vinagre

CACHORRO VINAGRE
Nome comum: Cachorro Vinagre, Cachorro-do-mato-vinagre

Classe: mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Canidae
Hábitat: Cerrados e savanas.
Distribuição geográfica: É encontrado em uma vasta região descontinua da América Central e do Sul (do Panamá ao Norte da Argentina), que abrange partes do Panamá, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina, Bolívia, Peru e Guiana. No Brasil sua distribuição original inclui toda a região amazônica, Brasil Central e de Minas Gerais até santa Catarina.
Peso: pode variar entre 5 a 8kg
Tamanho: entre 57 e 75 cm, mais 13 cm de calda,
Tempo de vida: 10 anos

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

animal

Lobo
Cerca de 1300 espécies de animais vertebrados vivem no cerrado. Sessenta estão ameaçadas de extinção: 15 das 180 espécies de répteis, 20 das 161 espécies de mamíferos, 3 das 150 espécies de anfíbios e 22 das 837 espécies de aves.
Entre as espécies ameaçadas temos o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, a anta, o tatu-bola, o cervo, a onça pintada, a ariranha, a lontra… Algumas espécies são bem conhecidas da população em geral, como o tatu-bola e o tamanduá-bandeira, mas hoje em dia são praticamente desconhecidas dos mais jovens.
O Brasil abriga quase todos os lobos-guará ainda existentes no mundo; o tamanduá-bandeira atinge cerca de 1,80m incluindo a cauda e chega a pesar 40kg; a anta é o maior mamífero da América do Sul, chegando a pesar 300kg e a fêmea tem um filhote de cada vez, com uma gestação que pode durar de 335 a 439 dias; o tatu-bola é endêmico do Brasil e está muito ameaçado de extinção pois é fácil de ser pego quando se enrola buscando defesa e é caçado até mesmo em áreas de preservação; a onça pintada é o terceiro maior felino, vive até 20 anos em cativeiro mas cerca de apenas 10 anos quando selvagens; apenas a fêmea dominante de um grupo de ariranhas se reproduz, com uma gestação que dura cerca de 70 dias e pode ter até cinco filhotes por vez; a lontra é caçada para o uso comercial de sua pele.







quarta-feira, 26 de outubro de 2011

   Jaguar Negro                                                 


pirá-brasílía
Tamanduá-bandeira (Myr

mecopidacty

   nome popular: jararaca verde
   nome cientifico: bothrops bilineatus
   alimentação: roedores e anfibios
   status: venenosa
   caracteristicas: vibora muito venenosa,sai para caçar a noite e durante o dia fica entocada em rochas


  lobo-guara
     maino do bali


Tigre Branco

 Onça Parda


Onça parda (Suçuarana, Jaguaruna, Onça-vermelha, Leão-baio, Puma, Leão-da-montanha, Cougar) é uma espécie de ampla distribuição, encontrada nas Américas do Norte, Central e do Sul, (do Canadá ao Sul da Argentina e Chile). É um felino com 1,20m de comprimento, 0,60m de cauda, 0,75m altura e podendo pesar de 50 a 80Kg. Nas patas da frente, cinco dedos; nas de trás, somente quatro.A pelagem é, em geral, bege-rosado, podendo ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem.
A gestação pode variar de 86 a 95 dias onde nascem de 2 a 4 filhotes. Os filhotes nascem com manchas marrom-escuras, que desaparecem a partir dos seis meses. Eles mamam por doze semanas ou mais, mas já começam a comer carne com um mês e meio de idade.
Habita em diversos ambientes, incluindo florestas, montanhas, regiões pantanosas e regiões áridas. Sua alimentação consiste de pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados, catetos, aves e répteis).
Entre os felinos, é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão de alturas de até 15 metros. Pode dar também saltos de até 6 metros de extensão, o que facilita a caça. Suas garras são muito longas.
É um animal solitário e terrestre. Sua atividade é noturna. Para refúgio, utiliza covas e lugares escuros e bem protegidos, de vegetação cerrada.
A caça indiscriminada para a comercialização da pele é a principal ameaça à sobrevivência da espécie.
Ficheiro:Toco toucan foz.jpgtucana                            onça pintada

terça-feira, 25 de outubro de 2011


Tamanduá Mirim, uma das diversas espécies do Cerrado

A fêmea gera só um filhote de cada vez, o qual anda agarrado nas costas da mãe até ficar com aproximadamente 3 meses de vida